

Morango de qualidade: o que é?
A produção e o consumo de alimentos saudáveis tornou-se uma ótima oportunidade viável para a agricultura. De uma forma bem resumida, um produto de alta qualidade é aquele saudável para os produtores e consumidores, respeitando o meio ambiente e o bem-estar dos trabalhadores envolvidos. Os atributos qualitativos normalmente observados pelo consumidor, para a maioria das hortaliças/frutas são a aparência, o sabor, o aroma, o valor nutritivo e a ausência de defeitos. No entanto, os consumidores estão se tornando cada vez mais informados e exigentes, passando a considerar várias outras características qualitativas, tais como: formato, cor da epiderme, brilho, uniformidade da cor, superfície (lesões, cicatrizes), defeitos graves (podridão, passado, imaturo); sabor: acidez, doçura, sabor característico, sabor estranho (amargo/verde, fermentado), sabor insípido, firmeza, suculência e ainda a presença de excesso de resíduos de agrotóxicos ou até mesmo de substâncias proibidas. Características essas, afetadas diretamente pela forma que as plantas são cultivadas (sistema de cultivo) e principalmente ao manejo cultural antes, durante e após a colheita.
A cultura do morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.), dependendo do sistema de cultivo e manejo empregados, pode ser danificada por grande número de doenças e pragas, o que leva muitos produtores sem conhecimento técnico a adotar práticas inadequadas, como o uso excessivo de agrotóxicos, o que afeta sua qualidade, por reduzir seus benefícios à saúde dos trabalhadores e aos seus consumidores. Portanto, os morangos produzidos pela SCH Morangos são de alta qualidade, pois são produzidos baseados nas boas práticas de produção preconizadas e todos os insumos (substratos, adubos) empregados são registrados e autorizados pelo MAPA e ANVISA e O MAIS IMPORTANTE buscamos não fazer ou evitamos ao máximo o uso de agrotóxicos cujos princípios ativos sejam de natureza química, porém quando esgotadas as possibilidades de controle cultural, biológico e por meio de produtos fitossanitários com uso aprovado na agricultura orgânica (Decreto 6.913 de 23 de julho de 2009 e IN 46 de 06 de outubro de 2011), poderemos adotar alguma estratégia de controle químico, a partir do momento em que os danos a cultura atingirem o NDE (Nível de Dano Econômico), mas sempre respeitaremos as orientações para uso na cultura do morangueiro constantes no rótulo, bula e receituário dos produtos, evitando ao máximo a exposição dos clientes a estes agentes químicos. Conforme pode ser observado via sistema de rastreabilidade próprio e desenvolvido de acordo com a INC nº 2 MAPA/ANVISA, de 07 de fevereiro de 2018.
Rastreabilidade: direito do consumidor e obrigação de todos os agentes envolvidos cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana
Em breve, estará em funcionamento nosso sistema de rastreabilidade, disponibilizando para você consumidor as informações mais importantes sobre como são produzidos nossos morangos. Aguardem!